Notícias do Mercado

valor_economico

Globo.com

Globo.com

Confiança empresarial cai pelo 5º mês seguido, diz FGV - Em ”01-03-2021” -
Indicador recuou 1,8 ponto em fevereiro, para 91,1 pontos Edilson Dantas/Agência O Globo/Arquivo O Índice de Confiança Empresarial (ICE) calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 1,8 ponto em fevereiro, para 91,1 pontos. Foi o quinto mês consecutivo de recuo do indicador, que atingiu seu pico recente aos 97,5 pontos, em setembro. Em médias móveis trimestrais, o ICE mantém a tendência de queda pelo terceiro mês consecutivo, ao cair 1,5 ponto em fevereiro. “A queda da confiança empresarial em fevereiro reflete a desaceleração do nível de atividade no primeiro trimestre de 2021 e o avanço de uma nova onda de covid-19. A preocupação é maior no Setor de Serviços e, dentro dele, nos segmentos mais dependentes de consumo presencial, como alojamento, alimentação fora do domicílio e serviços pessoais em geral. Enquanto outros setores se beneficiarão mais diretamente da melhora no ambiente de negócios com a chegada de recursos de “auxílio emergencial”, estes segmentos continuarão enfrentando um período muito difícil até que os efeitos da campanha nacional de imunização sejam sentidos e o número de hospitalizações e mortes se reduza consistentemente no país”, diz Aloisio Campelo Jr., superintendente de estatísticas do Ibre, em comentário no relatório. O Índice de Confiança Empresarial (ICE) consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pelo FGV IBRE: Indústria, Serviços, Comércio e Construção. O recuo do índice em fevereiro de 2021 foi motivado pela piora tanto do quadro atual quanto do cenário econômico para os próximos meses. O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) cedeu pela terceira vez seguida, agora em 1,9 ponto, para 93,4 pontos; o Índice de Expectativas (IE-E) caiu 0,9 ponto, para 91,8 pontos. A confiança de todos os setores que integram o ICE recuou em fevereiro, exceto a do Comércio, que ficou praticamente estável no mês, ao variar 0,2 ponto, após perdas de 8,8 pontos entre outubro do ano passado e janeiro deste. “Persiste uma grande distância entre os níveis ainda elevados de confiança da Indústria e os baixos do Setor de Serviços, com destaque (negativo) para a piora na margem das expectativas neste último setor, que passam a refletir pessimismo em relação à evolução dos negócios nos próximos meses”, diz o documento. Os indicadores de situação atual e de expectativas também recuaram em todos os setores à exceção do IE-Comércio, que subiu no mês, sugerindo redução do pessimismo no setor. Difusão Em fevereiro, a confiança empresarial avançou em 37% dos 49 segmentos integrantes do ICE, uma piora da disseminação frente aos 43% do mês passado. Em nenhum setor houve disseminação de alta acima de 50% dos segmentos.

Prazo para entregar declaração do IR começa nesta segunda-feira - Em ”01-03-2021” -
Neste ano, o Fisco espera receber 32.619.749 declarações O contribuinte pode começar a prestar as contas com o Leão a partir de hoje. Nesta segunda-feira, inicia-se o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 (ano-base 2020). O programa para computador está disponível na página da Receita Federal na internet desde a última quinta-feira (25). O prazo de entrega vai até as 23h59min de 30 de abril. Neste ano, o Fisco espera receber 32.619.749 declarações. Em 2020, foram enviadas 31.980.146 declarações. Pelas estimativas da Receita Federal, 60% das declarações terão restituição de imposto, 21% não terão imposto a pagar nem a restituir e 19% terão imposto a pagar. Assim como em 2020, serão pagos cinco lotes de restituição. Os reembolsos serão distribuídos nas seguintes datas: 31 de maio (primeiro lote), 30 de junho (segundo lote), 30 de julho (terceiro lote), 31 de agosto (quarto lote) e 30 de setembro (quinto lote). Novidades As regras para a entrega da declaração do Imposto de Renda foram divulgadas na semana passada pela Receita. Entre as principais novidades, está a obrigatoriedade de declarar o auxílio emergencial para quem recebeu mais de R$ 22.847,76 em outros rendimentos tributáveis e a criação de três campos na ficha “Bens e direitos” para o contribuinte informar criptomoedas e outros ativos eletrônicos. O prazo para as empresas, os bancos e demais instituições financeiras e os planos de saúde fornecerem os comprovantes de rendimentos acabou na última sexta-feira (26). O contribuinte também deve juntar recibos, no caso de aluguéis, de pensões, de prestações de serviços, e notas fiscais, usadas para comprovar deduções.

IPC-S acelera alta para 0,54% no fechamento de fevereiro - Em ”01-03-2021” -
Índice vinha de uma taxa de 0,34% na medição anterior e agora acumula 5,42% em 12 meses O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) voltou a acelerar, para 0,54%, no encerramento de fevereiro, vindo de 0,34% na medição imediatamente anterior, a terceira do mês, e acumula alta de 5,42% nos últimos 12 meses, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) em relatório. Nesta apuração, cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição partiu do grupo Transportes (1,53% para 2,29%). Nesta classe de despesa, cabe mencionar o comportamento da gasolina, cuja taxa passou de 4,70% para 6,90%. Custódio Coimbra/Agência O Globo Também registraram acréscimo em suas taxas de variação os grupos Habitação (-0,29% para 0,08%), Vestuário (-0,39% para 0,03%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,19% para 0,29%) e Despesas Diversas (0,23% para 0,24%). Nestas classes de despesa, vale destacar o comportamento de tarifa de eletricidade residencial (-2,65% para -0,88%), calçados femininos (0,13% para 1,48%), artigos de higiene e cuidado pessoal (-0,31% para 0,13%) e alimentos para animais domésticos (1,02% para 1,57%). Em contrapartida, apresentaram recuo em suas taxas de variação os grupos Educação, Leitura e Recreação (0,58% para 0,12%), Alimentação (0,16% para 0,09%) e Comunicação (-0,02% para -0,07%). Nestas classes de despesa, vale citar cursos formais (1,93% para 0,63%), hortaliças e legumes (-1,72% para -2,43%) e mensalidade para internet (-0,64% para -0,81%). Amanhã, será divulgada a inflação por capital pesquisada no período. A próxima apuração do IPC-S, relativa à chamada primeira quadrissemana de março, será divulgada no dia 8, com segmentação regional no dia seguinte.

Reino Unido defende sistema de quarentena após detecção de variante brasileira - Em ”01-03-2021” -
Três casos foram detectados na Escócia e outros três na Inglaterra Matt Dunham/AP Photo O ministro de Negócios e Indústria do Reino Unido, Nadhim Zawahi, defendeu nesta segunda-feira o rígido sistema de quarentena e de controle de fronteiras implementado pelo país após a detecção de casos da variante da covid-19 detectada inicialmente no Brasil. O governo do Reino Unido disse neste fim de semana que identificou seis casos da variante, conhecida como P.1. Três casos foram detectados na Escócia e outros três na Inglaterra. No entanto, um dos contaminados ainda não foi localizado pelas autoridades de saúde britânicas. Ao falar sobre a entrada da variante no Reino Unido à "Sky News" hoje, Zawahi afirmou que a detecção dos casos mostra que o sistema criado pelo governo para proteger as fronteiras está funcionando. Caso contrário, segundo ele, não seria possível identificar a chegada da nova cepa. “Isso mostra que nossos controles de fronteira são robustos, e é por isso que fomos capazes de localizar esses casos”, afirmou Zawahi, que também é responsável pela distribuição das vacinas contra a covid-19 no Reino Unido. Por causa do surgimento de novas cepas, o governo de Boris Johnson adotou uma série de restrições para viajantes. Brasileiros e pessoas de mais de 30 países estão proibidos de entrar no país. Cidadãos britânicos ou estrangeiros com visto de residência podem desembarcar no Reino Unido, mas precisam respeitar uma quarentena de 14 dias em hotéis escolhidos pelo governo. Zawahi afirmou que o governo está tentando localizar a pessoa ainda não identificada que contraiu a cepa brasileira do vírus. O indivíduo não teria fornecido seus contatos às autoridades quando foi testado para a doença.

Bolsas europeias operam em alta após dados e com rendimentos de títulos mais controlados - Em ”01-03-2021” -
Indicadores sugerem recuperação da atividade industrial no continente As bolsas europeias operam em forte alta nesta segunda-feira, com o arrefecimento, ao menos por enquanto, dos temores sobre a queda dos preços dos títulos soberanos que dominaram o mercado na semana passada. O dia também conta com certo otimismo diante de indicadores positivos sobre o desempenho da indústria europeia em fevereiro. Matéria exclusiva para assinantes. Para ter acesso completo, acesse o link da matéria e faça o seu cadastro.

EUA registram nova queda no número de casos de covid-19 - Em ”01-03-2021” -
Desde o início da pandemia, mais de 28,6 milhões de casos da doença já foram registrados no país, de acordo com a Johns Hopkins O número de casos de covid-19 nos Estados Unidos caiu no domingo, assim como as mortes e as hospitalizações relacionadas à doença. Matéria exclusiva para assinantes. Para ter acesso completo, acesse o link da matéria e faça o seu cadastro.

Projeção do mercado para IPCA de 2021 sobe de 3,82% para 3,87%, mostra Focus - Em ”01-03-2021” -
Para 2022, mediana das estimativas subiu de 3,49% para 3,50% A mediana das projeções dos economistas do mercado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2021 subiu de 3,82% para 3,87%, segundo o Relatório Focus, do Banco Central (BC), divulgado nesta segunda-feira com estimativas coletadas até o fim da semana passada. Para 2022, subiu de 3,49% para 3,50%. Para a taxa básica de juros (Selic), o ponto-médio das expectativas manteve-se em 4,00% para 2021 e 5,00% para 2022. A meta de inflação a ser perseguida pelo BC é de 3,75% em 2021 e 3,50% em 2022, sempre com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. A mediana das projeções do mercado para a economia brasileira em 2021 permaneceu em 3,29%. Para 2022, o ponto-médio das expectativas para a variação do Produto Interno Bruto (PIB) manteve-se em 2,50%. A mediana das estimativas para o dólar no fim deste ano foi elevada de R$ 5,05 para R$ 5,10. Para 2022, o ponto-médio das projeções também subiu de R$ 5,00 para R$ 5,03 entre uma semana e outra. Desde a segunda semana de janeiro, o boletim semanal do BC não traz mais as estimativas mensais para o PIB de 2020, que passaram a ser compiladas apenas no seu Sistema de Expectativas de Mercado, cuja atualização também é realizada às segundas-feiras, às 9h. O dado oficial será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na próxima quarta-feira, 3 de março. Desde a penúltima semana de janeiro, o Focus também não traz mais as apostas dos economistas que mais acertam as previsões, os chamados Top 5, que passaram a ser divulgadas por meio do Sistema de Expectativas de Mercado, às 9h. Pixabay

Fusão da Hapvida e Intermédica, Assaí na B3 e o ruído no BB: As notícias mais quentes - Em ”01-03-2021” -
Confira o que você precisa saber e acompanhar nesta segunda Facebook / Hapvida Hapvida e Intermédica falam da fusão As operadoras de planos de saúde Hapvida e NotreDame Intermédica, que confirmaram na manhã de ontem que pretendem fundir suas operações, fazem teleconferência conjunta para apresentação do negócio. O acordo cria uma companhia com valor de mercado de R$ 110,5 bilhões, a décima primeira mais valiosa da B3, considerando as cotações das duas companhias na sexta-feira. A empresa combinada passa a ter 13,6 milhões de usuários de planos de saúde e dental e uma receita líquida de R$ 18,2 bilhões, o que a coloca como uma das maiores operadoras de saúde verticalizadas do mundo. Markit publica PMI industrial do Brasil de fevereiro A consultoria IHS Markit publica, às 10h (de Brasília), o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial do Brasil de fevereiro. O PMI cedeu de 61,5 em dezembro para 56,5 em janeiro, o ponto mais baixo desde junho do ano passado. Markit expõe PMI industrial dos EUA de fevereiro A IHS Markit expõe, às 11h45 (de Brasília), o índice de gerentes de compras (PMI) do setor industrial dos EUA de fevereiro. A leitura anterior foi de 59,2 e a expectativa é de recuo para 58,5. ISM mostra atividade industrial dos EUA de fevereiro O Instituto para Gestão de Oferta (ISM, na sigla em inglês) mostra, às 12h (de Brasília) seu índice de atividade industrial dos EUA de fevereiro. A leitura anterior foi de 58,7 e a estimativa é de 58,8. Secint mostra balança comercial de fevereiro A Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Secint) mostra, às 15h, o resultado da balança comercial de fevereiro. A balança comercial registrou superávit de US$ 210,3 milhões até a terceira semana de fevereiro, com US$ 11,42 bilhões de exportações e US$ 11,21 bilhões de importações. Comparados a fevereiro do ano passado, pela média diária, os resultados apontam crescimento de 1,5% nas exportações e de 17,1% nas importações, com a corrente de comércio subindo 8,7% e o superávit recuando 87,5%. Já no acumulado do ano, as exportações somam US$ 26,23 bilhões, com alta de 5,7%, e as importações sobem 11,8% e chegam a US$ 27,15 bilhões, resultando em um déficit de US$ 915,2 milhões, com uma corrente de comércio de US$ 53,38 bilhões. Fenabrave noticia emplacamentos de fevereiro A Fenabrave noticia, em horário não divulgado, o resultado de vendas de veículos de fevereiro, representadas pela quantidade de emplacamentos. O volume de veículos novos licenciados em janeiro caiu 11,53% na comparação com o mesmo mês de 2020. Foram emplacados no mês 171,1 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. Em comparação com dezembro, a queda chegou a 29,85%. Presidente do BCE profere discurso A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, profere discurso às 13h10(de Brasília). Assaí estreia na B3 A partir das 9h45 ocorre o leilão da Assaí, que foi cindida do GPA, subsidiária do grupo Casino no Brasil, com o ticker ASAI3. Hypera lucra 32% mais O lucro da Hypera Pharma aumentou 32% no lucro líquido no quarto trimestre, para R$ 314,9 milhões. A receita líquida foi de R$ 1,13 bilhão no período, alta de 22% no comparativo anual. O conselho de administração da Hypera aprovou um programa de recompra de até 4,2 milhões de ações. A companhia realiza sua teleconferência com analistas às 11h. Mais três empresas protocolam pedido de IPO A petroleira PetroRecôncavo, a plataforma de oferta de serviços GetNinjas e a Rio Branco Alimentos protocolaram pedido de oferta pública inicial de ações na Comissão de Valores Mobiliários. Brandão não tem intenção de continuar no BB O Banco do Brasil afirmou que o presidente da instituição, André Brandão, não renunciou ao cargo. No entanto, o executivo não tem a intenção de continuar no BB e manifestou a amigos o desejo de sair. BR Distribuidora recebe R$ 34 milhões da Eletrobras A BR Distribuidora recebeu da Eletrobras R$ 34 milhões referente a instrumentos de confissão de dívidas (ICDs). Essa é a 34ª parcela e, desde a assinatura dos instrumentos, a companhia já recebeu R$ 4,7 bilhões. SBF conclui compra do Grupo NWB O Grupo SBF concluiu a compra do Grupo NWB, do portal de esportes Network Brasil. A dona da Centauro afirma que a aquisição fortalece as frentes de engajamento e conteúdo da companhia.

Reguladores dos EUA aprovam vacina da Johnson & Johnson contra covid-19 - Em ”01-03-2021” -
É a terceira vacina contra a covid-19 aprovada pela FDA O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA adicionou a recentemente aprovada vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson (J&J) ao arsenal de armas de prevenção contra o coronavírus. Matéria exclusiva para assinantes. Para ter acesso completo, acesse o link da matéria e faça o seu cadastro.

Petrobras recebe R$ 360 mi em acordo de leniência da Samsung Heavy Industries - Em ”01-03-2021” -
Com valor correspondente à primeira parcela, estatal ultrapassou R$ 5,3 bi em recursos recuperados por meio de acordos de colaboração, leniência e repatriações A Petrobras recebeu cerca de R$ 360 milhões na última sexta-feira (26), em decorrência do acordo de leniência firmado pela Samsung Heavy Industries. O valor corresponde à primeira parcela do acordo, que deve totalizar, no fim, R$ 705,9 milhões. Com o recebimento, a Petrobras ultrapassou a marca de R$ 5,3 bilhões em recursos recuperados por meio de acordos de colaboração, leniência e repatriações. Em 2020, a companhia recebeu R$ 797 milhões com ressarcimentos referentes à Operação Lava-Jato. Em comunicado, a estatal diz que os pagamentos decorrem da sua condição de vítima dos crimes investigados pela operação. Imagem retirada do Facebook / Petrobras

Screen Shot 2016-01-11 at 12.46.57 PM

Noticias Contábeis

Últimas matérias publicadas

IR 2021: Começou a entrega do Imposto de Renda; veja prazos e lotes de restituição - Em 01-03-2021 -
A entrega do IR ano-base 2020 começou hoje, às 8h. Empresas tinham até sexta-feira (26) para entregar os informes de rendimento.

Leia mais em https://www.contabeis.com.br/noticias/46232/ir-2021-comecou-a-entrega-do-imposto-de-renda-veja-prazos-e-lotes-de-restituicao/


Entregadores de aplicativo poderão ter lei visando condições mínimas de trabalho - Em 28-02-2021 -
O projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados quer estabelecer pontos de apoio de descanso, adicional de risco, entre outras condições.

Leia mais em https://www.contabeis.com.br/noticias/46230/entregadores-de-aplicativo-poderao-ter-lei-visando-condicoes-minimas-de-trabalho/


5 diferenciais que um MBA traz ao currículo dos profissionais - Em 28-02-2021 -
Professora da FGV avalia crescimento na procura por pós-graduação e o diferencial nas seleções de emprego.

Leia mais em https://www.contabeis.com.br/noticias/46227/5-diferenciais-que-um-mba-traz-ao-curriculo-dos-profissionais/


Sebrae oferece orientação gratuita para 3,7 mil empresas - Em 27-02-2021 -
O programa Negócio a Negócio abre inscrições a partir desta semana. Empresas interessadas em melhorias na área de gestão, podem aderir ao programa.

Leia mais em https://www.contabeis.com.br/noticias/46229/sebrae-oferece-orientacao-gratuita-para-3-7-mil-empresas/


Entenda a importância do auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil - Em 27-02-2021 -
Em 27 de janeiro é comemorado o dia do Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil; Entenda a história.

Leia mais em https://www.contabeis.com.br/noticias/46225/entenda-a-importancia-do-auditor-fiscal-da-receita-federal-do-brasil/


Banco Central: Taxas de juros aumentam para pessoas físicas e jurídicas - Em 26-02-2021 -
A taxa média de juros" target="_blank" rel="nofollow">https://www.contabeis.com.br/economia/juros/'>juros teve um aumento de 2,2% para as pessoas físicas e 3,5% para

Leia mais em https://www.contabeis.com.br/noticias/46216/banco-central-taxas-de-juros-aumentam-para-pessoas-fisicas-e-juridicas/


Divulgado calendário de prova de vida para aposentados e pensionistas do INSS; confira - Em 26-02-2021 -
A prova de vida é feita anualmente, mas ficou suspensa em 2020 devido à pandemia. Obrigatoriedade volta a partir de maio.

Leia mais em https://www.contabeis.com.br/noticias/46224/divulgado-calendario-de-prova-de-vida-para-aposentados-e-pensionistas-do-inss-confira/


FT-Logo

Global Economy

Global Economy

Italy and Spain enjoy manufacturing bounceback as demand rises - Em 01-03-2021 - Supply chain problems cause raw materials shortage and push up input costs
Vaccine dispute suggests a new role for the WTO - Em 01-03-2021 - Trade purists won’t like it, but Okonjo-Iweala could try to shift body in this direction
Post-Brexit UK should craft itself as a services trading hub - Em 01-03-2021 - Britain can flourish as a bridge between countries that lack mutual FTAs
Tax justice is served - Em 01-03-2021 - The US removal of a block on a transatlantic digital deal sends a message that status quo globalisation is over
FirstFT: Today’s top stories - Em 01-03-2021 - Your daily news briefing
Carmakers braced for prolonged chip shortage - Em 01-03-2021 - Executives warn supply is unlikely to meet demand in the first half of the year
China’s exporters hit by global shortage of shipping containers - Em 01-03-2021 - Disruption to supply chains lengthens delivery times and leaves goods waiting at ports
We must clean up global finance to ‘build back better’ - Em 28-02-2021 - The post-pandemic economic recovery will be healthier if world leaders crack down on illicit flows of money
UK Budget, US jobs report, Biden’s stimulus bill  - Em 28-02-2021 - Start every week on the front foot with a preview of what’s on the global agenda
The end of the party looms for markets high on stimulus - Em 28-02-2021 - An economic boom could make last year’s gains go flat for investors

Otimize Seu Negócio Agora

Converse conosco sobre suas necessidades. Sem compromisso.

Somos especializados em negócios de micro, pequeno e médio porte.

Oferecemos soluções de alto desempenho e baixo custo para empresas em todas as situações financeiras.

Rolar para cima