Como Sobreviver à Crise Econômica

Uma das maiores dificuldades de ser um empreendedor é saber sobreviver em tempos de crise. A economia brasileira vem se deteriorando ao longo dos anos fechando 2015 com o recorde de 191.000 empresas fechando suas portas.

Para escapar desta estatística, o empresário brasileiro precisa usar de muita criatividade e raciocínio. Nós da DCE Brasil separamos algumas dicas para te ajudar a driblar a crise.

Redução de custos

Claro que todo empresário está sempre procurando otimizar os gastos, mas em tempo de crise econômica os cortes precisam ser mais precisos e racionais, sem deixar que a qualidade do produto ou serviço caia à um nível prejudicial.

Os cortes devem começar das áreas com menos impacto no que mais importa para o consumidor, como novos investimentos em crescimento, em novos produtos/serviços e até em melhorias estruturais , afinal, a empresa precisa estar em modo-de-sobrevivência e a manutenção do presente é a prioridade.

Diferenciação

A inovação é, em regra, resultado de pesquisa e desenvolvimento, que é uma dos primeiros cortes em tempos de crise. Então, como se diferenciar numa crise econômica?

É aqui que a criatividade do brasileiro entra em ação. Procure adotar medidas como queima de estoque, parcerias inusitadas para atrair consumidores de outros mercados, propaganda em meios mais baratos como redes sociais,  redução de horas ao invés de demissões entre outros. O importante é ser racional e ter o pé no chão antes de fazer qualquer ação.

Personalização

Este é o momento de manter o consumidor bem perto de você. De acordo com o seu negócio, procure oferecer diferentes formas de personalizar o produto ou serviço.

A possibilidade de que seu cliente esteja pensando em parar de consumir é grande, por isso mantenha o canal de comunicação aberto e ofereça benefícios que o façam desistir de ir embora.

Procure outros mercados

A crise faz com que a demanda diminua e, muitas vezes, é preciso ir buscar o cliente em outros mercados. Pode ser tanto em nível geográfico como em segmento de mercado na sua própria região. Isso vai depender do seu tipo de negócio e como você vai poder organizar sua empresa para viabilizar esta manobra.

Procure um consultor financeiro

Em uma crise, o empresário precisa estar totalmente voltado para a gestão interna do negócio e um consultor financeiro pode ser uma ajuda crucial na hora de renegociar empréstimos e planejar a sobrevivência financeira da empresa.

Neste âmbito, existem inúmeras medidas disponíveis e todas elas vão depender diretamente da sua situação atual. As principais medidas que podem vir a ajudar são:

  • Reavaliação fiscal
  • Renegociação de dívidas
  • Viabilização de empréstimos com taxas melhores
  • Identificação de desperdícios financeiros
  • Possibilidade de redução na carga tributária
  • entre muitos outros.

Nós da DCE Brasil, especialistas e com grande experiência neste segmento, teremos o maior prazer em fazer uma avaliação personalizada da sua situação para ajudar seu negócio a escapar da crise e se destacar no mercado.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *